Resenha do livro Annie

em 01 março 2018

   Olá meu povo, como estamos? Todos se lembram que participei da Maratona Literária de Carnaval? Pois bem, entre livros e quadrinhos, tinha uns títulos que há muito tempo estavam na fila de espera e aproveitei o desafio para ler. Um deles será resenhado hoje, e teremos 'Annie', um dos clássicos da literatura que encantou gerações e ate virou filme. Vem ver! 😉

Annie


Annie
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


7/30

Livro: Annie

Autor: Thomas Meehan

Editora: Intrínseca

Ano: 2014 (edição original 1980)

Páginas: 207



Aos onze anos, Annie é uma garotinha corajosa o suficiente para encarar sozinha as ruas de Nova York perseguindo seu grande sonho: encontrar os pais. Deixada por eles em um orfanato quando ainda era um bebê, com pouco mais que um bilhete informando que voltariam para buscá-la, a menina leva uma vida difícil sob o comando da malvada Srta. Hannigan, diretora do lugar. Cansada de esperar que os pais retornem, Annie foge do orfanato e enfrenta as mais inesperadas desventuras. Sua sorte parece estar prestes a mudar quando ela é escolhida para passar as festas de fim de ano na mansão de um rico empresário. Mas será que Annie finalmente conseguirá realizar seu sonho e escapar da dura vida do orfanato?

   Annie é uma garotinha de 11 anos, que vive em um orfanato, junto com outras meninas órfãs. Mas ao contrário delas, Annie sabe que tem pais que a amam muito, pois tudo o que ela sabe é que foi deixada em uma cestinha na porta do orfanato, com um bilhete escrito por eles, garantindo que voltariam para buscá-la um dia, e a forma pela qual eles a reconheceriam seria um medalhão, cuja metade ficou em seu pescoço e seria sua marca para sempre...
   Com essa esperança a menina cresce, sabendo que não é órfã e que um dia sua vida irá mudar... Entretanto, os anos passam, e seus pais nunca aparecem... Juntando a isso, a menina sofre preconceito descarado por todos os lados, seja na escola, na rua, até mesmo no lar onde vive... Todos a tratam como uma qualquer abandonada, sem direito a nada... Sua revolta aumenta ainda mais quando disputa um prêmio na escola, ganha, mas quem recebe publicamente é uma menina rica, já que pela regra da escola, nenhuma criança órfã pode receber prêmios escolares...

"- Sr.a Cocklin, isso não é justo. A senhora sabe que fui eu que que ganhei o concurso e deveria ter recebido o atlas.
[...]
- Órfãs não podem ganhar prêmios em ocasiões em que pais estão na plateia."


   Sabendo que tem pais em algum lugar de um mundo enorme, a menina decide fugir em busca deles. Assim ela se livraria dos maus tratos no lar onde vivia e do preconceito sofrido por anos ao seu redor. E nessa busca, a pequena vai encontrar muito mais do que procurou.
    Estamos na década de 1930, em Nova York, uma cidade sofrida devido a Depressão. Muitas pessoas estão na sarjeta devido à crise financeira horrível do país e quem conseguiu manter sua finanças e não parou no olho da rua costuma se sentir "o poderoso". E Annie acaba vendo isso sem precisar sair de casa, basta ver como e menininha era tratada na escola para ver o quanto apenas crianças ricas tinham direito a ter um lugar no mundo...
   Mas Annie não se dá por vencida e sabe que tem também o direito a uma vida digna, nem que para isso ela precise fugir... E é nessa fuga que ela encontra verdadeiros amigos... e também pessoas que só querem se dar bem às custas de inocentes...
   O livro é pequeno, baseado em tirinhas de jornal publicadas em 1924, de uma personagem conhecida como Annie, a órfã. Mas trata de assuntos sérios, como alcoolismo, trabalho infantil e a vida de moradores de rua.

"- Você não viu que ela é forte como um touro? A gente vai manter a menina aqui, o que vai custar só alguns centavos a mais por dia de comida,mas vamos ter uma garçonete de graça, uma lavadora de pratos de graça e ma faxineira para arrumar o lugar de graça."

   E sim, como todo livro de garotinhas, tem um conto de fadas no meio e final feliz, que não direi qual é, mas se tiver visto o filme (o livro foi escrito com a ideia de produzirem um musical e depois um filme da menininha), com certeza já sabem qual é (rsrsrs).
   Mas mesmo assim, seria muito bom que mais "Annies" pelo mundo tivessem um final feliz como a menininha do livro... Será que só no mundo dos livros elas podem realizar seus sonhos?

"Bem, eu acho que, quando a gente pensa nas coisas boas que podem acontecer amanhã em vez de nas ruins que estão acontecendo hoje, a gente pode começar a fazer essas coisas boas acontecerem." 

"- Acho que estou feliz. [...] O amanhã chegou!"
    E é com essas frases que Annie nos faz ter esperança. Incrível como uma menininha tão sofrida ainda consegue ter sonhos e acreditar neles a ponto de conseguir. Isso nos ensina umas lições ao menos... Acho que a primeira seria a de nunca desistir de nossos sonhos, por mais que eles apreçam impossíveis num primeiro momento. Outra lição é que finais felizes podem realmente acontecer na nossa vida... E a mais importante, é olhar para nossas crianças, saber o que elas estão passando, muitas vezes na casa do lado, e nem temos tempo de reparar... Afinal elas são as responsáveis por cuidar do mundo quando não pudermos mais...
   

Annie
Foto: Hanna Carolina/Mundinho da Hanna


   Falando sobre diagramação, ele tem o formato ideal para levar na bolsa/mochila, principalmente por ser bem levinho. As páginas são fácil passada e a fonte bem legível, sem ser grande demais. A gramatura das folhas (papel pólen) é de  80G/M² e da capa é papel cartão de 250G/M².
   Eu achei mega fofo que os títulos dos capítulos são na mesma fonte que a da capa, o que deixa tudo padronizado. A capa é mega fofinha também, com a personagem do jeito que é descrita no livro e é super simples, com um ar minimalista, mas sem deixar de ser bonitinha. 
      Já tinham lido esse livro? E o filme? Me contem o que acharam! 😉
      Até mais!




8 comentários:

  1. Adoro esse tipo de clássicos, livros que se tornaram em musicais, quero muito comprar uma edição bonita desse livro, nunca o li mas quero muito! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga comprar a edição que tanto sonha! ^^ Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Apesar de ser um clássico, eu ainda não conhecia esse livro.
    Parece ser um livro que meche com o leitor, ensina lições e nos faz raciocinar nos revés da vida. Fiquei com vontade de ver o filme, mas com certeza vou antes ler o livro.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownt, espero que goste do filme e do livro, tanto quanto eu gostei. É muito fofinho e vale muito a pena conferir, viu? ^^ Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi Hanna,
    Adoro livros menininha e para serem levados na bolsa.
    São pré requisitos importantes a serem seguidos! hahaha
    Quero ler, não vi o filme!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaahha
      Eu também não vi o filme ainda, só sei que existe. Mas deve ser tão fofinho quanto! ^^ Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Já fiquei doida pra ler esse livro :)...apesar de saber que vou ficar com o coração apertadinho até chegar no final feliz. Já coloquei ele na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tenho certeza de que vai amar a leitura viu? =) Bjks e obrigada pela visita! =)

      Excluir

Muito obrigada pela visita e seja sempre bem vindo(a) ao Mundinho da Hanna. A casa é sua e esteja à vontade para ler os posts e seguir o blog
Caso tenha um blog também, deixe o link. Vou adorar conhecer o seu cantinho também.
Por favor, leia os posts e seja gentil ao comentá-los. Comentários do tipo "segui seu blog, sdv" serão ignorados.

© Mundinho da Hanna | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.
Topo